7 Sinais de um vencedor
I Reis 18.21-24
Propósito Geral: Encorajador.
Tema Específico: Características de um crente vencedor.
Idéia Central do Sermão:
Elias vence os profetas de baal após lançar um desafio. Mostrando 7 características cruciais para a sua vitória e assim sinais de um crente vencedor.
Frase de Efeito: APLIQUE EM SUA VIDA ESTES SINAIS E VOCÊ SERÁ VENCEDOR.
Pergunta de Ligação: - Que sinais (características) Elias apresenta nesta mensagem?:
PRIMEIRO SINAL (CARACTERÍSTICA): FÉ. (ler Hb. 11:1)
Tema do Meio: Crêr.
Explicação: Fé é acreditar no impossível e Elias acreditou que "sozinho" poderia vencer 450 pessoas o acusando e prontas pra tirar a sua vida. A Fé gera esperança e a esperança era de vitória pois Deus estava com ele.
SEGUNDO SINAL (CARACTERÍSTICA): CORAGEM.
Tema do Meio: Não temer os desafios. (ler I Cr. 28:20)
Explicação: Elias demostrou muita coragem ao entrar em um desafio contra 450 pessoas, onde as chances de vencer eram "praticamente" impossíveis. Pare pra refletir: você até então só, pois era assim que todos pensavam que Elias estava só, enfrentando um exagerandamente maior que ele e sem temer ele sobe ao monte onde não tinha onde se escunder nem para onde fugir. Mas Elias sabia que daí ele só descia com a vitória.
TERCEIRO SINAL (CARACTERÍSTICA): OUSADIA- vs 27.
Tema do Meio: Arriscar-se.
Explicação: Como podemos observar e mais uma repetindo que eram 450 pessoas (profetas de Baal) com uma ordem expressa matar todos os profetas de Deus a fio de espada. É nesta hora que Elias mostra mais um sinal de um vencedor ao zombar dessas 450 pessoas (no mínimo porque também haviam os sodados), onde ja lhes tinha juntado todo tipo de sentimento e o que mais prevalecia era a raiva afinal eles gritavam e não tinham resposta, e com toda Ousadia Elias vai lá e zomba deles, se arriscando sem temer a repressão. (ler Ef. 3:12)
QUARTO SINAL (CARACTERÍSTICA): DIFERENCIAL - vs 30.
Tema do Meio: Bom testemunho.
Explicação: Observamos em Elias esta característica que é bem notório quando ele se preoculpa primeiro em organizar o altar do Senhor, diferente dos profetas de Baal que sacrificaram de qualquer maneira, em um altar bagunçado; sujo; em ruinas, etc. Elias não, ele primeiro organizou o altar para sacrificar. Temos como exemplo de deferencial (bom testemunho) o nosso irmão Jó, não encontramos na bíblia um outro episódio onde Deus elogia uma pessoa como em quando lemos (Jó 1:8) só alguem diferente dos outros e de todos receberia tais elogios.
CONCLUSÃO
E creia nesta palavra: Não vai faltar, nem para você nem para ninguém ao seu redor, pois Jesus vai multiplicar.
Deus seja louvado!